Assim como existe uma etiqueta social que orienta comportamentos adequados ou inadequados e um código de vestuário indicado para determinadas ocasiões, há regras de etiqueta à mesa que devem ser seguidas, principalmente, em jantares formais, encontros de negócios e restaurantes mais sofisticados.
Ainda que para alguns possa parecer “frescura”, saber como se portar à mesa e em qualquer tipo de ocasião é algo que, além de te deixar mais segura e autoconfiante para transitar em diferentes ambientes, contribui positivamente para sua imagem pessoal e profissional, pois demonstra educação, respeito e credibilidade, naturalmente causando uma boa impressão.
Mesmo se tratando de uma refeição compartilhada entre amigos e familiares, algumas dessas regras ainda podem ser aplicadas ou adaptadas de modo a criar um ambiente mais harmônico, transparecendo gentileza e consideração por quem fez o convite e preparou a recepção.
Continue a leitura e conheça as principais regras de etiqueta à mesa, bem como sua origem e relevância no cenário atual.
O que são regras de etiqueta?
Etiqueta à mesa: o que isso tem a ver com imagem pessoal?
Do francês étiquette, etiqueta é um conjunto de regras de comportamento que demonstram boa educação. Essas regras determinam um padrão de conduta em certas situações sociais, de modo a criar um ambiente de convívio mais harmônico e agradável.
As regras de etiqueta surgiram ainda no Egito Antigo, na época do faraós, e se consolidaram no século XVII na corte francesa de Luís XIV, como uma prática ligada à nobreza.
Inicialmente, ficavam restritas às classes mais altas da sociedade, mas com o tempo foram sendo difundidas para a população em geral e adaptadas a diferentes contextos e situações.
Embora seja possível encontrar alguns manuais de etiqueta para situações específicas, não é preciso, necessariamente, decorar cada regrinha para saber se portar em eventos e ambientes que exigem determinada etiqueta. Com a prática, você acabará incorporando esses comportamentos, até que se torne algo natural.
O que é imagem pessoal?
Quando se fala em imagem pessoal, uma das primeiras coisas que associamos é a questão da aparência ou do visual, certo? Muito embora o estilo pessoal seja, de fato, um dos pilares que constrói nossa imagem, isso não é tudo: nossas atitudes, o modo como nos comportamos — incluindo gestos, tom de voz e demais expressões faciais e corporais — , e como nos comunicamos e interagimos, tem grande influência na forma como somos percebidos pelas outras pessoas.
Ser elegante e ter classe vai muito além de se vestir de determinada maneira. Nesse sentido, as regras de etiqueta podem ser grandes aliadas na construção de uma imagem pessoal positiva, de modo que possamos ser bem-vistas e ter a nossa presença desejada em diferentes ambientes e ocasiões.
Quais as principais regras de etiqueta à mesa?
Quando você for convidada para um jantar formal de negócios ou até um jantar mais elegante na casa de amigos ou em um restaurante requintado, é importante estar preparada para seguir certos protocolos antes, durante e depois da refeição.
Já pensou perder uma oportunidade profissional ou momento especial com pessoas queridas por medo de cometer uma gafe ou mesmo ir e se sentir constrangida por não saber como agir? Se você não quer passar por isso, confira as dicas a seguir!
Etiqueta à mesa americana x etiqueta à mesa europeia
No Brasil, temos influência de dois estilos diferentes de etiqueta: a americana e a europeia. A etiqueta americana é mais simples e moderna. A principal diferença em relação à europeia é a seguinte: no momento de levar a comida à boca, o garfo deverá estar na mão direita, enquanto a faca descansa na borda esquerda do prato com as serras viradas para dentro.
Na hora de usar a faca para cortar um alimento, faz-se uma troca: o garfo vai para a mão esquerda e a faca para a mão direita. Nesse estilo, a faca não deve ser usada como suporte para colocar a comida sobre o garfo.
Já no estilo europeu, considerado mais formal ou tradicional, o garfo é usado na mão esquerda e a faca na mão direita durante toda a refeição. Os dentes do garfo devem permanecer sempre virados para baixo, a menos que algum tipo de alimento impossibilite essa posição.
Outra diferença em relação ao estilo americano, é que no europeu a faca pode ser usada como auxílio para colocar a comida no garfo — mas somente na parte traseira dele. Ao descansar os talheres, o garfo fica do lado esquerdo e a faca do lado direito.
Uso dos talheres
Em refeições mais elaboradas, geralmente são dispostos vários talheres ao lado do prato. A ordem de utilização correta desses talheres é sempre de fora para dentro, pois eles já são posicionados na mesa de acordo com a ordem dos pratos que serão servidos.
Ao utilizar um talher, jamais o retorne para a posição inicial. Nas pausas durante a refeição, os talheres devem ficar apoiados no prato nas posições indicadas pela etiqueta americana ou europeia. Ao terminar, posicione-os lado a lado dentro do prato para que o garçom entenda que você já está satisfeita.
Uma regra de ouro é nunca gesticular com os talheres na mão. Quando for conversar ou responder alguém durante a refeição, coloque os talheres na posição de descanso. Além disso, sempre leve o alimento à boca, e não o contrário.
O jeito certo de comer determinados tipos de alimento
Folhas, como alface, devem ser dobradas — e não cortadas —, fazendo uma trouxinha para ser levada inteira à boca.
Massas longas, como espaguete ou talharim não devem ser cortadas. Enrole-as começando pelas bordas do prato, utilizando apenas o garfo. Se sobrar um pouco para fora da boca, corte com os dentes.
Ao tomar sopa, coloque apenas a ponta ou a lateral da colher na boca — e não a colher inteira —, evitando fazer ruído e deixar respingar. Nesse caso, você pode se inclinar um pouco para frente para evitar que caiam gotas sobre a mesa ou a sua roupa.
Checklist básico de etiqueta à mesa: antes, durante e após a refeição
Espere o anfitrião convidar todos para a mesa e servir-se primeiro, a menos que ele sinalize para que os convidados sirvam-se antes — o que é elegante fazer caso você seja o anfitrião.
Desdobre o guardanapo de tecido e coloque-o sobre o colo. Ele deve ser utilizado somente para limpar a boca, o que deve ser feito de maneira discreta, pressionando-o levemente sobre os lábios sem esfregar. Ao terminar, ou se precisar se ausentar da mesa durante a refeição, coloque o guardanapo ao lado do prato antes de se levantar.
Tire caroços de azeitona da boca discretamente utilizando a ponta do garfo ou as mãos, e coloque-os no canto do seu prato — nunca sobre a mesa.
Não coloque os cotovelos sobre a mesa para não invadir o espaço dos demais e evitar também de sujar as mangas da sua roupa. Portanto, cuide para mantê-los junto ao seu corpo, apoiando apenas o antebraço ou o punho na mesa, caso necessário.
Também não coloque nenhum pertence sobre a mesa, como chaves, carteira ou celular — e não use o celular durante a refeição. Se precisar atender a alguma chamada ou responder uma mensagem urgente, peça licença e, em caso de uma ligação, saia da mesa.
Se tiver qualquer outro tipo de problema, como um pedaço de comida preso no dente, peça licença e vá ao banheiro. Nunca use palito de dente nem nada do tipo!
Sirva pouca quantidade por vez, sempre observando a quantidade de comida disponível em relação ao número de convidados. Se for possível e você quiser, não há problema em repetir.
Não encha a boca, mastigue devagar e sem fazer ruídos, e não fale enquanto estiver comendo.
Espere que todos tenham terminado a refeição para sair da mesa.
Na dúvida de como agir, observe e imite o anfitrião e/ou os demais convidados.
Se estiver em um restaurante, levante a mão ou faça um sinal discreto para chamar o garçom. Não é elegante — e nem necessário — gritar ou gesticular de forma frenética.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para quando você precisar seguir regras de etiqueta à mesa. Se você entendeu a importância de manter uma boa imagem pessoal e quer aprender mais sobre este e outros assuntos relacionados, como marketing pessoal, etiqueta, comportamento e mesa posta